- Back to Home »
- Notícias »
- Hidropônicos: luz e água fresca para vários tipos de folhas verdes e até arroz

Particularidades: também podem ser plantados em sistemas abertos, sem o auxílio de estufas - apenas com luz, água e adubo químico. Mas, neste caso, as plantações ficam mais suscetíveis ao ataque de pragas e às variações de temperatura. E, nesse caso, os defensivos agrícolas têm que entrar em cena, não podem ser dispensados.
Produtos mais comuns no Brasil: diferentemente do que muitos imaginam, a hidroponia não é aplicável apenas às folhas. A alface ainda é a mais cultivada, mas também existem repolho, couve, pepino, berinjela, melão e arroz, entre outros.
Onde comprar: especialmente em feiras livres e supermercados. Dica: de acordo com lei brasileira vigente desde 2002, sobre as boas práticas em produção agrícola, esses alimentos precisam estar acondicionados e com informações completas e visíveis sobre sua procedência. As embalagens também devem ser feitas de material lavável e, se forem descartáveis, outra exigência é que sejam recicláveis. Tudo pelo natural!
A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).
Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus por exemplo), admite-se dizer que é um cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia. Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a ferti-irrigação. Não é cultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral esta solução não é completa, pois tem caráter complementar.
Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte. No caso de cultivo sem solo, basta que o solo não seja utilizado. Um exemplo, é o cultivo apenas em húmus de minhoca.
A palavra hidroponia vem do grego, dos radicais hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo Dr. W. F. Gericke da Universidade da Califórnia.
Gericke adotou o sistema de cultivo sem solo para as condições de campo, de tal forma que se tornou o primeiro passo para viabilizar o cultivo em escala comercial. Quando se diz que "Gericke é o pai da hidroponia" não significa que ele inventou o cultivo sem solo, mas trata-se de uma homenagem aos avanços científicos conquistados por ele e por ter pela primeira vez usado o termo hidroponia.